7 de novembro de 2011

Os livros de Marx e Gutemberg

          A imaginação e a realidade humanas andam juntas desde os primórdios da nossa existência  dando origem a mitos, religiões e simbologias, construindo cidades e civilizações, fazendo de fatos, pessoas e obras, imagens positivas ou negativas de eras, povos e dos indivíduos em si. 
          No apogeu da era Renascentista, Gutemberg publicou o primeiro livro impresso da história, a Bíblia Católica, marcando a evolução e criações tecnológicas da época da razão e do homem. O mesmo livro rege ainda uma das maiores religiões do mundo, representando-a apenas com uma imagem e com uma cruz.
        Durante a Revolução Industrial, as lutas proletárias, assim como as revoluções socialistas de tempos depois, associam-se diretamente ao "Manifesto Comunista" de autoria 'Marxiana', obra, a qual, mudou o mundo, as indústrias e a percepção humana. 
          Livros de autoajuda serão vistos daqui algum tempo como os símbolos e obras do século XXI, evidenciando o desespero e a perda intimista do ser humano. 
        Os livros são,portanto, símbolos, imagens de uma época, de um indivíduo, de uma história. São marcos queimados, lidos, escritos, 'pixados' e interpretados que perpetuarão a representar o homem, ao longo dos tempos e ao longo das infindáveis páginas da vida e da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário