21 de julho de 2010

E voa a Jabulani!!

          


         A Copa de 2010  acabou, mas deixou muito o que falar. Entre seleções que surpreenderam e outras que decepcionaram; 'frangos' de goleiros e jogadores e dos azares sobrenaturais, o que mais surpreendeu aos comitês de organizações, às seleções e à FIFA, foram os altos e engenhosos projetos e investimentos efetuados pelo governo e instituições sul-africanas, além - é claro - da nossa querida (bom.. talvez nem tanto) Jabulani.
         Por muitos gols, não gols e diversas outras falhas, a Jabulani foi julgada culpada, tendo como prova de sua ineficácia, as curvas inimaginárias que fazia. Bom, a "patricinha", "bola de supermercado" ou "sobrenatural" (como a bola é conhecida por alguns de nós, brasileiros) gosta mesmo de fazer birra, até mesmo em institutos como a NASA, a qual testou e afirma que quando a Jabulani ultrapassa os 70km/h sua rota é indeterminável!!
         Em 2014 a Jabulani (ou simplesmente nossa antiga bola de futebol) voará para o Brasil trazendo alegria para todos, a caminho da 20ª edição da Copa do Mundo de Futebol. Só precisamos ser cautelosos para que no meio do caminho a "bola com superpoderes" não desvie seu percurso, pois se o Brasil não cumprir com as diversas obrigações que estão no caderno de encargos - como a boa infraestrutura de vias públicas, aeroportos, redes hoteleiras e especialmente de estádios - a FIFA pode nomear outro país para sediar o mundial (assim como o que aconteceu com a Colômbia em 1986, que não tendo verbas para terminar as obras necessárias, perdeu a candidatura para o México).
         Mesmo não tendo nem o local da abertura garantido, o país festeja com vuvuzelas e espectativas, aguardando a aclamada Jabulani, símbolo que remete à uma das mais surpreendentes (positiva e negativamente), bem investidas e mais belas Copas (a que muito pôde nos ensinar e mostrar para não errarmos daqui a quatro anos): a Copa do Mundo de 2010.


3 comentários:

  1. When I GET OLDER I'll be stronger, than call me freedom just lik a wavin' flag, so wave your flag, so wave your flag. o o Ooo oo O.

    ResponderExcluir
  2. As reformas ou construções dos estádios devem começar no máximo até o dia 31 de janeiro de 2010. Já o prazo final para a entrega definitiva de todos os estádios em plenas condições de uso será o dia 31 de dezembro de 2012. Em 2013, o país deverá receber a Copa das Confederações, que serve como uma espécie de ensaio geral para o Mundial.
    Mais como se trata do Brasil, em questão, acho poço provável que esteja tudo pronto ate 2012
    e pro nosso azar o mundo acaba em 2012 também, então acho que não vamos ter copa aqui no Brasil não! Adeus jabulani!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha. Doppel obrigada pelo seu bom humor. As vezes em situações preocupantes é mesmo melhor rir e fazer graça, do que chorar ou lamentar..
    Mas pois é, a copa será, apesar de tudo, um investimento do povo a longo prazo, visto que pagaremos com impostotos os estádio e reformas infra estruturais que serão efetuadas apenas ao último sinal. Bom e que venha 2012...

    ResponderExcluir